Os 50 tons de cinza na pele preta

19/05/2020

Sei que o assunto está atrasado, mas a situação é de todo dia envolvendo nós, pretas desse Brasil.
Estima-se que são 100 tons de pele preta outros dizem que são 70, mas o que sabemos na literatura científica, é que no Brasil não há definição certa de quantos tons pretos há, devido a miscigenação. Só sabemos que a definição da cor da pele para ser preta estatisticamente é do preto de pele clara ao preto retinto.Isso é papo para outro momento sobre colorismo, segundo fisiologia, bioquímica entre outros fatores para conceituar a cor preta do Brasil (Eu acho até interessante, pois é a minha tese de TCC).
O que me incomoda é a falta de representatividade da indústria cosmetológica para pele preta, de não entender a estrutura da pele , como pigmentos e textura para compor maquiagens para vários tons e subtons da pele preta, pesquisando, especializando e compreendendo.
Problema de hoje que eu vou abordar é o fato do descuido sem saber ou até um desleixo despretensioso e sabido do editorial oficial do BBB da campeã da Drª Thelma.
O que vimos de primeira mão, é que a equipe não se preparou em estudar cores que finalizasse o acabamento perfeito para compor esse editorial e cores que sobressaíssem a pele e a beleza da então, campeã. Escolheram dourado com o estereótipo de que, o dourado é a cor ideal para pele preta, sendo que poderia ser outras cores, cores quentes, para contrastar a cor da pele preta retinta, que no caso da Drª Anestesista e Campeã Thelma, tem um subtom mais frio no fundo.A cor da pele na edição está cinza, o (a/e)editor (a/e) não quis editar ou não sabia editar? A produção que preferiu essa edição? O (a/e) maquiador(a/e) não tem base dela? Não sabiam fazer mistura que desse certo para a pele da mesma? A edição que vimos não é tão trabalhada e profissional, inversamente diferente as das outras participantes que saíram junto com ela. Vimos nessa imagem que o editorial da Thelma foi menos acabada de todos que passaram na casa.Sendo uma das fotos menos curtida dessa edição. Espero que seja porque a comunidade preta não gostou, e como protesto , não curtiu a foto e não porque a sociedade não gostou dela ter ganhado o Big Brother Brasil 2020 por racismo velado.

Parece bobeira, mas representa muito para comunidade preta, onde gostaríamos de ver a nossa campeã do BBB 2020, com o editorial digna dela. Digna de uma campeã.
A produção não pecou em tudo, o tema de rainha foi legal, mas a nossa doutora poderia estar mais em primeiro plano sem sombras, com ótima produção, cenário, edição e com retalhos que remetesse com verdade a Kemet, Antigo Egito, por exemplo.
E isso mostra muito como a mídia impulsiona sem ver, o racismo para a massa que o assiste. 


REFERÊNCIAS: 1)https://www.scielo.br/pdf/abd/v83n1/a02.pdf artigo de Dermatologia para pele preta . 2) Fotos do gshow.||||3) O VÍDEO SOBRE THELMA DA @herdeiradabeleza . POR FAVOR, leiam o artigo e ASSISTAM O VÍDEO DE UM PROFISSIONAL PRETO QUE ENTENDE BEM DE MAQUIAGEM , QUE É O TASSIO da @herdeiradabeleza

© 2020 Ativismo Negro | Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora