Representatividade importa?

04/04/2020

Você já parou para pensar o que você anda fazendo para deixar como legado para posteriodade? Não só para seus filhos e netos?
Eu , particularmente, me preocupo muito com isso.
Em uma conversa no salão com minha amiga trancista (lá, sempre conversamos sobre povo preto) uma cliente dela, falou algo que me fez refletir ainda mais.
Nós, pretos, quando alcançamos, o sucesso ou êxito em algo, teve muitas gerações para que conseguisse chegar até ali, e muitas vezes, esse sucesso repercutiria ajudando em outras gerações de pretos.
Exemplo para você entender: uma mulher negra, sendo única a conseguir o 3º grau completo e emprego excelente, ajudando em casa pagando a maioria das contas, pois os pais que talvez ganhe pouco, sem ensino, igual a filha, talvez só em outras gerações de continuação de sua família é que todos estejam com êxito profissional e acadêmico igual a ela.
Enquanto um branco rico, com seus privilégios salvos, nasceu rico, morrerá rico e ninguém o maltratará pelo seu tom de pele.
Onde quero chegar com isso? Quando tem preto em ascensão, ele leva outros pretos, indiretamente, à ascensão com ele, vendo numa ótica mais profunda, quando tem crianças pretas vendo essa ascensão, eles se veem sendo, fazendo ou tendo a difere na vida deles que precisam, graças pela representatividade.
Eles crescerão com lógica emotiva e racional fortes para serem o que quiserem e se quiserem ser mais.
No caso da Miss Universo 2019, Zuzinbini Tunzi, onde hoje em dia o concurso de Miss Universo, não visa só a beleza física e sim a intelectual e principalmente qual bandeira essas misses apoiam, a fala da nova miss, emocionou muitos dos nossos, inclusive encorajando as crianças .
No meu caso, para quem não sabe, eu já fui miss e sou modelo( parei por um tempo), dou palestras para jovens que querem seguir esses caminhos, depois de eu ter sido jurada de um concurso recentemente, recebi mensagens sobre questão de representatividade e isso me enche os olhos de alegria e saber que minhas conquistas refletiram na esperança dessas crianças e jovens.
Pretos, sejam inspirações para povo preto, além da sua prole. 

© 2020 Ativismo Negro | Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora