Rev. Fred Shuttlesworth

23/09/2020

O reverendo Fred Shuttlesworth nasceu em 18 de março de 1922 em Mount Meigs, Alabama, filho de Vetta Green e Alberta Robinson. No entanto, sua mãe e padrasto, William Nathan Shuttlesworth, um fazendeiro em Oxmore, Alabama, criou Fred Shuttlesworth. Shuttlesworth estudou na Oxmore Elementary School. Ele se formou na Rosedale High School em 1940 e no ano seguinte casou-se com Ruby Keeler, uma enfermeira. Em 1943 tornou-se caminhoneiro e estudou mecânica em Mobile. Enquanto estava em Mobile, Shuttlesworth também frequentou o seminário na Cedar Grove Academy. Em 1945, ele fez seu primeiro sermão. Ele obteve o diploma de AB na Selma University e no Alabama State College. Em 1950, Shuttlesworth se tornou pastor da Primeira Igreja Batista em Selma, e em 1953, ele voltou a Birmingham como pastor da Igreja Batista Bethel.

Em Birmingham, Shuttlesworth se tornou uma figura importante dos direitos civis, desafiando a segregação no sistema escolar e as políticas de Jim Crow em acomodações públicas. Em maio de 1956, o reverendo Shuttlesworth formou a organização de direitos civis Alabama Christian Movement for Human Rights. Naquele mesmo ano ele se tornou um participante do Montgomery Bus Boycott da Montgomery Improvement Association. O papel de Shuttlesworth no boicote irritou membros da Ku Klux Klan que dinamitaram sua casa.

Após a destruição de sua casa, Shuttlesworth continuou a cruzada pelos direitos civis. Em 1957, a polícia o espancou brutalmente e o hospitalizou por tentar matricular sua filha em uma escola totalmente branca. No final dos anos 1950, Shuttlesworth continuou como um líder na luta pela liberdade dos negros ao co-fundar a Conferência de Liderança Cristã do Sul em 1957 com o Dr. Martin Luther King Jr. e Bayard Rustin.

O ativismo de Shuttlesworth se intensificou no início dos anos 1960. Ele se juntou a ativistas mais jovens em manifestações para lanchonetes desagregadas e ajudou o Congresso de Igualdade Racial na organização de passeios livres em todo o sul.

Shuttlesworth continuou a desafiar Jim Crow em Birmingham. Em 1963, ele participou de uma campanha pelos direitos civis no Kelley Ingram Park daquela cidade. Em um desses protestos, o xerife Eugene "Bull" Conner ordenou que o corpo de bombeiros girasse canhões de água em Shuttlesworth e no outro manifestante. O reverendo ficou gravemente ferido e hospitalizado.

Em 1966, Shuttlesworth deixou o Alabama, tornando-se pastor da Igreja Batista Great New Light em Cincinnati Ohio. No Norte, ele continuou seu ativismo fundando em 1988 a Shuttlesworth Housing Foundation, uma organização que ajudava famílias de baixa renda na compra de casas. Por anos de ativismo de Shuttlesworth, o Aeroporto Internacional de Birmingham foi renomeado em sua homenagem como Aeroporto Internacional de Birmingham-Shuttlesworth em 2008.

O Rev. Fred Shuttlesworth voltou para Birmingham, onde morreu em 5 de outubro de 2011. Ele tinha 89 anos.

© 2020 Ativismo Negro | Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora